quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Chegou a hora do Canadá


 Nos próximos 16 meses, o Canadá estará no centro das atenções do futebol feminino mundial, com a realização de nada menos que 84 partidas de dois grandes eventos internacionais no país. Neste sábado, a contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA 2014 e para a edição de 2015 do principal torneio da disciplina entrará numa nova etapa. O sorteio dos grupos para a competição sub-20 ocorrerá em Montreal, definindo o caminho das 16 equipes que brigarão pela taça no próximo mês de agosto e oferecendo um aperitivo para o Mundial do ano que vem. 

O Canadá nunca sediou uma Copa do Mundo Feminina da FIFA antes, mas já conhece muito bem o torneio sub-20, já que foi palco da edição inaugural disputada em 2002. O sucesso daquele evento, e do futebol feminino em geral, foi realçado pela presença de 47.784 pessoas na final, um recorde da competição que perdura até hoje. 

A estrela canadense Christine Sinclair estava entre as jogadoras que entraram em campo naquele dia, e ela não apenas recorda da competição como "uma experiência inesquecível", mas também está confiante de que as jogadoras que participarão da edição deste ano podem esperar o mesmo clima de apoio e paixão nas arquibancadas.

A confiança de Sinclair é compartilhada pelo CEO do Comitê Organizador Local de ambos os eventos, Peter Montopoli, que pôde ver de perto o entusiasmo e a expectativa aumentando conforme o momento vai se aproximando. "As pessoas no Canadá estão felizes por sediarmos esses torneios", afirmou. "O povo quer ser parte significativa no sucesso dessas competições, comprando ingressos, assistindo às partidas na televisão ou atuando como voluntários."

O lançamento do Programa Nacional de Voluntários, em outubro, foi um dos principais passos tomados no ano passado, ao lado do início da venda de ingressos para o Mundial Sub-20, da divulgação da agenda da Copa do Mundo Feminina da FIFA e da realização das eliminatórias nos quatro cantos do planeta. 

Milhares de voluntários já se apresentaram para trabalhar, e o sorteio deste sábado é o mais recente desafio de uma jornada que Montopoli quer estender para depois da final do Mundial de 2015, que será realizada no dia 5 de julho. "Estamos tentando mudar o panorama do esporte no Canadá", comentou o dirigente. "Acreditamos que sediar esses dois eventos é a coisa certa a se fazer e que o esporte está indo na direção correta."

O torneio sub-20 ocorrerá nas cidades de Edmonton, Moncton, Montreal e Toronto, com a promessa de que o "amanhã começa hoje" justificada pela história criada nos torneios anteriores. Sinclair é apenas uma das renomadas jogadoras que participaram dessa competição, uma lista que inclui atletas premiadas internacionalmente como Marta, Alex Morgan e Dzsenifer Marozsan. Além disso, muitas jovens que participarão do evento deste ano certamente estarão de olho em uma vaga na Copa do Mundo do ano seguinte, cujas eliminatórias estão ocorrendo desde abril do ano passado. 

Igualar o sucesso da edição realizada na Alemanha em 2011 já será um grande feito, embora os organizadores estejam convencidos de que as seis sedes da competição — Edmonton, Moncton, Montreal, Ottawa, Vancouver e Winnipeg — mostrarão o que há de melhor na bela nação norte-americana. "A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2015 será o primeiro grande evento esportivo realizado no Canadá de costa a costa, desde Vancouver, na Colúmbia Britânica (oeste do país), até Moncton, no litoral atlântico", explicou o presidente da Federação Canadense de Futebol e do Comitê Organizador Local, Victor Montagliani. "Organizar essas competições com sucesso atenderá a nossa prioridade estratégica de incentivar e avaliar o crescimento do futebol no nosso país, e de deixar um legado para o esporte, para as mulheres e para o Canadá, um legado que ficará depois da competição."

O Canadá tem grandes expectativas em relação aos torneios e está preparado para alcançá-las. Com o futebol feminino em crescimento, e a nação determinada a fazer bonito como sede de dois eventos de nível mundial, os próximos 16 meses, iniciados em Montreal neste sábado, certamente serão inesquecíveis. Siga o sorteio da Copa do Mundo Sub-20 Feminina da FIFA 2014 e fique ligado nas últimas notícias pelo FIFA.com e pela conta @FIFAWWC no Twitter.